Seguidores

1.12.06

Memórias...


Segundo dizem, a memória é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis; seja internamente, na cachola (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
A memória humana focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e vai se deteriorando com porra da idade (tipo assim como eu, que ando esquecendo até o que disse no post anterior, saca?). A gente tá sempre juntando pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões do dia-a-dia.
Os psicólogos e neurologistas distinguem uma tal de memória declarativa de uma outra chamada memória não-declarativa,ou memória procedural (Não se espantem, caros leitores, com todo esse meu conhecimento de causa! Li essa merda num site aí qualquer...). Grosso modo, a memória declarativa armazena o saber que algo se deu, e a memória não-declarativa o como isto se deu.
Ou seja, filósofos, psicólogos, sociólogos e antropólogos tendem a ocupar-se da memória declarativa, enquanto neurobiólogos tendem a se ocupar da memória procedural.
E os putos-vampiros dos psicólogos ainda distinguem dois tipos de memória declarativa, a memória episódica e a memória semântica. Fariam parte da memória episódica as lembranças de acontecimentos específicos; e da memória semântica, as lembranças de aspectos gerais.
Resumindo a porra toda, memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. E como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida. Bom, esclerosados como eu estão fudidos então, né? Bem que eu suspeitava que meu cotidiano anda sem muito significado ultimamente... Mas, na boa, esse papo de experiência acumulada sempre me pareceu meio furado também. É como aquela história que diz que experiência é um carro no qual só funcionam os faróis traseiros. Ou seja, se tiver um lamaçal mais à frente, vai atolar mesmo... Hehehehe
Mas já que de memórias estamos falando, e antes que eu esqueça o que vim postar aqui hoje, peço-lhes, caros leitores, que não atentem tanto para certas lembranças e memórias. Algumas delas, às vezes, podem desenterrar monstros que a gente achava para sempre confinados e acorrentados lá naquele quarto escuro... E aí, se a porta se abre por descuido, só há uma solução: Run, Forrest, run!!!!!




Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.

(Carlos Drummond de Andrade)








JANEIRO/88

me recordo
do vôo das gaivotas
o sol queimando
o vento batendo
um sorriso coberto
de preguiça e areia
ai que saudades tenho!

(Edmilson BORRET)




Memória da Pele


Eu já esqueci você, tento crer
Seu nome, sua cara,
seu jeito, seu odor
Sua casa, sua cama,
sua carne, seu suor
Eu pertenço à raça da pedra dura
Quando enfim juro que esqueci
Quem se lembra de você em mim,
em mim
Não sou eu, sofro e sei
Não sou eu, finjo que não sei,
não sou eu
Sonho bocas que murmuram
Tranço em pernas que procuram, enfim...
Não sou eu, sofro e sei
Quem se lembra de você em mim,
eu sei, eu sei...

Bate é na memória da minha pele
Bate é no sangue que bombeia na minha veia
Bate é no sangue que borbulhava na sua taça
E que borbulha agora na taça da minha cabeça

Eu já esqueci você, tento crer
Nesses lábios que meus lábios sugam de prazer
Sugo sempre, busco sempre a sonhar em vão
Cor vermelha, carne da sua boca,
coração

(João Bosco / Wally Salomão)





Eu falei que era pra deixar a porra desse bicho quieto lá no quarto escuro... Vocês não me ouvem, caramba... Olha aí o resultado... Run, Forrest, run!!!!



"Haja hoje para tanto ontem"
(Paulo Leminski)
Related Posts with Thumbnails