Seguidores

14.11.06

Poeticamente violento. Instigantemente atroz. Sedutoramente repulsivo.


Transpondo Os 120 Dias de Sodoma, do Marquês de Sade, para os últimos dias da ditadura fascista italiana, Salò não podia deixar de ser um filme violento, atroz, repulsivo. Poeticamente violento. Instigantemente atroz. Sedutoramente repulsivo. O sexo é agora um castigo; uma introdução às torturas finais, de que são merecedores todos aqueles que mereceram uma referência no livrinho de apontamentos dos detentores do poder. O sexo além de ser a metáfora da relação sexual (obrigatória e pavorosa) que a tolerância do poder consumista nos faz viver nos dias de hoje, todo sexo que aparece em Salò (e do modo como aparece) é também a metáfora da relação de poder entre aqueles que a ele se submetem. Em outras palavras, é a representação (talvez onírica) daquilo que Marx define como a alienação do homem: a redução do corpo à coisa (através da exploração).
Salò ou os 120 Dias de Sodoma, filmado em 1975, é o testemunho último – Pasolini é assassinado neste ano - da poética mais radical do cineasta.


E aqui, cabe citar uma declaração de Hilda Hist feita num depoimento ao Jornal da Tarde:

"No momento em que eu ou qualquer outro escritor resolve dizer-se, verbalizar o que pensa e sente, expressar-se diante do outro, para o outro, o leitor que pretende ler o que eu escrevo, então o escrever sofre uma transformação essencial. Uma transformação ética que leva ao político: a linguagem, a sintaxe passam a ser intrinsecamente atos políticos de não-pactuação com o que nos circunda e que tenta nos enredar com seu embuste, a sua mentira ardilosamente sedutora e bem armada"
(Hilda Hilst)

Entre a estética e a ética onde me coloco ???? Quer saber ? Calígula e Sade sempre me fascinaram... Bonito, mas bonito mesmo é o circo romano, é o sangue a encharcar o solo, o camarada urrando de dor, os soldados de pau duro com a cena e o povo nas arquibancadas aplaudindo, quase gozando...

Odeio gente certinha demais...


Sim... Odeio. Sabe aquele tipo de gente muito comportadinha, certinha, bom filho, boa filha, bom marido, boa esposa. Que vai à missa regularmente. Que sempre tira boas notas. Que não fala palavrão. Que mantém o quarto sempre arrumadinho, com cada coisa em seu devido lugar: nas gavetas, as meias enroladinhas de um lado, cuecas do outro, shorts e camisas ordenados por cores, tudo isso com uma linda e reluzente pedra de naftalina para dar o arremate final. Gente que parece estar sempre usando polvilho anti-séptico Granado entre os dedos dos pés. Que sempre foi motivo de orgulho pra pai, mãe, pra toda a família e vizinhança. Que não enfia o pé na jaca. Que não transgride. Que faz sexo comportadinho, com horário marcado, com cartão-de-ponto ("Agora ainda não, meu bem, não estou preparado[a]. Venha outra hora."). Se rapazes, o cabelinho arrumadinho, alinhadinho, divididinho e penteadinho para o lado; se moças, as perninhas sempre cruzadinhas ao sentar. E os dentes, meu Deus !! Religiosamente escovados 4 vezes ao dia... Sei lá. Essas pessoas não me parecem reais: parecem arremedo de gente. Saídas diretamente de um comercial de sabão-em-pó ou de creme dental. Causa-me ânsias de vômitos gente assim...
Caríssimos leitores, DESCONFIEM SEMPRE DAS PESSOAS MUITO CERTINHAS !!! Hitler sempre foi um exemplo de bom rapaz... hehehehehe
É tipo assim: entre um Kaká sem sal, bom moço e comportadinho e um Edmundo animal, brigão e arruaceiro, acho que vou optar sempre pelo bad-boy... na boa. Essa gente muito certinha, muito boazinha, muito "inha" em tudo, parece não ter sangue nas veias. Parece não saber o que é chorar de verdade. Parece não saber o que é gargalhar de verdade. É assim como dizia o Cazuza, saca ? Parece "que já nascem com cara de abortadas", parece um ser errante que "vê a luz, mas não ilumina suas minicertezas, vive contando dinheiro e não muda quando é lua cheia", parece que "não sabe amar e fica esperando alguém que caiba no seu sonho"... Eu hein !!!!

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

O mundo gira, a roda gira, a pomba-gira...


Umbigo com piercing é muito bonitinho, é sensual demais, é um tesão, é uma gracinha mesmo. Mas onde está escrito que o mundo deva girar em torno dele ??? Olha a vertigem ! Olha a vertigem ! Hehehehehe... Labirintite pouca é bobagem para aqueles que estão se achando, não? Olha a roda-via !!! Olha a roda-viva !!! Né não, Chico ?

Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a saudade prá lá ...

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração



Olha o moinho a girar !!! Olha o moinho a girar !!!! Né não, Cartola ?

Ouça-me bem amor,
preste atenção, o mundo é um moinho,
vai triturar teus sonhos tão mesquinhos,
vai reduzir as ilusões à pó.

Presta atenção querida,
de cada amor tu herdarás só o cinismo,
quando notares estás a beira do abismo,
abismo que cavastes com teus pés.



Olha a roda da Fortuna !!!! Olha a roda da Fortuna !!! Né não, Carl ?

O Fortuna
velut luna
statu variabilis,
semper crescis
aut decrescis;
vita detestabilis
nunc obdurat
et tunc curat
ludo mentis aciem,
egestatem,
potestatem
dissolvit ut glaciem.

Sors immanis
et inanis,
rota tu volubilis,
status malus,
vana salus
semper dissolubilis...


E assim, meus caros, caminha a humanidade... Tonta, tonta, tonta...
Related Posts with Thumbnails